• Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2017 Powered by

Please reload

Posts recentes 

VR Hotéis participa da instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Hoteleiro Gaúcho

18/09/2018

 

Frente Parlamentar em Defesa do Setor Hoteleiro Gaúcho é instalada na Assembleia Legislativa

 

Nesta terça-feira (18), o deputado Maurício Dziedricki (PTB) instalou a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Hoteleiro. Segundo o Observatório de Turismo do RS, o setor é formado por 1.601 estabelecimentos, categorizados em hotéis, pousadas, flats, resorts e hostels, o que totaliza mais de 130 mil leitos. 

 

A intenção da Frente Parlamentar, segundo Dziedricki, é fazer um inventário do setor, a fim de conhecer a atual dimensão que ele ocupa na economia do RS, e propor políticas para resolver os problemas enfrentados e estimular o turismo no estado. "Esse inventário faz toda uma diferença, quando a gente consegue dimensionar o tamanho que tem o setor hoteleiro aqui é que a gente possa mostrar para a política pública que o empresário que está relacionado ao setor não é só uma pessoa que abre uma porta, é uma pessoa que gera tributos, que emprega muita gente e que pode levar uma imagem absurdamente positiva do estado ou pode mostrar as carências que a gente tem", explicou.

 

Para o empresário João Vissirini, a Frente Parlamentar tem como objetivo uma mudança drástica de paradigma. "Fazer com que a representação política do Estado olhe para o segmento econômico com a relevância que ele tem", resumiu. Relatou que, nos últimos três anos, mais de 7 mil empreendimentos hoteleiros foram fechados no país.

 

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS, Régis Azevedo, também comentou as dificuldades do setor com a crise econômica. Ele elencou ainda a alta carga tributária que incide sobre o setor e a cobrança do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) por direitos autorais pela disponibilização de rádio e televisão nos quartos dos hotéis.

 

Eduardo Farina, representando o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, defendeu a parceria entre os setores público e privado para o estímulo ao turismo. Ele relatou iniciativa que ocorre há 15 anos em Bento Gonçalves, onde técnicos e não indicados políticas ocupam a Secretaria de Turismo do município, e que tem trazido bons resultados para aquela região turística.

 

Ao final da instalação, ficou definido que será criado um Grupo de Trabalho para viabilizar os debates e a elaboração de proposta. Três temas foram definidos para dar início às discussões: a cobrança do ECAD, a carga tributária sobre o setor e os aplicativos de hospedagem. 

 

Também participaram da instalação da Frente Parlamentar o deputado Bombeiro Bianchini (PR), o diretor de Turismo da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Abdon Barretto Filho, além de representantes de redes hoteleiras do RS.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

Texto: Letícia Rodrigues - MTE 9373

Foto: Guerreiro

Compartilhe no Facebook
Please reload